Pesquisar no Fomigóides

domingo, 21 de junho de 2009

Começando uma criação

Bom
muita gente ve pela internet ou até mesmo em faculdades ou zoológicos aqui no Brasil as fazendas de formiga e fica querendo montar uma, mas acaba desistindo por não saber nem por onde começar.

No post anterior foi mostrado como identificar uma rainha. A rainha é a base do formigueiro e sem ela o formigueiro não resiste por muito tempo, então vamos ver como mante-la até que o seu formigueiro esteja com tamanho suficiente para ser transferido para o local definitivo.
Muitos colocam as rainhas ja diretamente em algum pote com terra e deixam o resto por conta dela. Mas se voce quiser ter um melhor controle do que esta acontecendo com o início do formigueiro há uma técnica muito utilizada no exterior, o terrário "limpo".

Na verdade é bem simples: pegue um tubo de ensaio, encha-o de água até cerca de 1/3 , introduza um algodão empurrando-o até que ele fique totalmente umido (ajuste a quantidade de algodão se necessario). O outro lado do tubo deve permanecer seco. faça uma cobertura com papel escuro, de modo que ele consiga cobrir toda a parte seca, evitando assim que entre claridade para o ninho da rainha. Pronto! simples assim. Introduza a rainha dentro do tubo e feche-o com algodão. Com o tempo a rainha irá começar a por os ovos e assim nascerão as operárias que irão ajuda-la na criação das futuras larvas.

O tempo necessario para mudar para um terrario maior depende muito do tipo de formiga. Sendo formigas maiores, podem ser mudadas ja com 15 ~ 30 operarias, ja formigas menores podem ser criadas dessa maneira até terem em média 50 operárias.

Ninho montado. Esse ja esta em estagio adiantado

Alimentaçao:

Mistura de mel: meia parte de mel para meia parte de água. Adicione por volta de 1/4 de comprimido multivitaminico e minerais (triturado). Mantenha guardado no refrigerador para evitar fermentação. Não superalimente com mistura de mel! Use um conta gotas para servir pequenas quantias para as formigas. Veja as formigas comendo para avaliar quanto dar de alimento.
Insetos mortos:
Uma fonte facil de proteínas para formigas são os grilos. Congele-os. Corte-os em pedaços para servi-lo. a cabeça e o tórax (com todos os seus musculos) são mais nutritivas que o abdomen (composto pricipalmente por vísceras). Um grilo a cada dois dias é suficiente para uma colonia de até 20 individuos. Observe-os se alimentando para descobrir quantidade e tempo.

Agua:

formigas podem ficar um certo tempo sem comida, mas falta de água pode as matar em uma noite. Assim a área do ninho deve permanecer úmida. Em ninhos de terra ou areia, certifique-se sempre de manter umidade suficiente, para que as formigas possam montar seus túneis sem que eles desmoronem, tomando sempre cuidado também para não alagar o formigueiro.

Cuidados:


Limpeza:
periódicamente retire com cuidado os restos de sujeira que forem se acumulando, para melhorar a visibilidade. Use pinça para evitar ao máximo incomodar as formigas.

Manuseio:

Formigas são melhor manuseadas e movidas com ajuda de um aspirador, que gentilmente as sugue ou com uma pinça, sempre com cuidado para não machuca-las. Voce pode também fazer com que a formiga suba em cima de um pedaço de papel ou caneta, e assim move-la para onde quiser, e então gentilmente de uma batida para que ela caia.

Criando filhotes:

Se voce conseguiu a rainha, ela ira por ovos e as larvas irão se transformar em trabalhadoras. Se você só possui trabalhadoras, elas não irão por ovos. Em algumas espécies entretando, trabalhadoras podem por ovos que irão se desenvolver como machos.

Outros Conceitos:

Formigas tem parentesco com vespas, e como as vespas, muitas delas ferroam. Lembre-se, o final do abdomen que é o negócio da formiga. elas podem picar um pouco com a parte da frente, mas os efeitos do ferrão são piores e mais duradouros. Formigas de fogo por exemplo possuem um forte veneno que elas usam livremente em vertebrados (como voce). Algumas formigas não possuem ferrão, mas são capazes de esguichar acido fórmico. O áciodo é relativamente inofencivo, e só irá machucar se entrar em contato com olhos ou feridas.

Considerações Finais:

O ninho deve ser mantido fora do alcance do sol e em locais que a temperatura não mude drasticamente. As formigas podem morrer rapidamente se o sol bater diretamente em seu ninho. As formigas ficarão melhores se o ninho não for pertubado, movido ou chacoalhado de forma geral. Se precisar ser movido, carrege com cuidado, de forma que reduza ao máximo as vibrações. Na hora de preparar os tubos com agua, tome cuidado para que a agua não fique vazando para a parte seca do tubo. A agua pode vazar e inundar o ninho. As vezes os tubos desenvolvem um tipo de mofo que não é desejavel (alguns tipos elas não ligam ou até se alimentam). Se o tubo estiver com muito mofo, elas podem não ter acesso a agua e morrer.

Se voce não conseguir achar uma rainha nova, uma larga porção de uma colonia ja formada pode ser coletada. O comportamento será normal, enquanto elas estiverem em bando. sozinhas não acontecerá muita coisa. Lembrando sempre que formigueiros sem rainha não durarão por muito tempo, no maximos alguns meses. Em algumas espécies, grupos sem rainhas podem gerar machos, mas isso só prolongará a colonia por mais um curto periodo de tempo.


18 comentários:

  1. cara, eu tenho uma pergunta. Depois que já tivér o numeor maximo de operarias pro tubo de ensaio, e eu tiver que transferir pra um lugar maior, qual lugar você recomenda e como posso fazer isso sem causar algum dano a rainha e as operarias ?
    meus e-mail's: gustavof.ca@hotmail.com
    kalssas@hotmail.com
    kalssas2@hotmail.com
    pesso q entre em contato, se tivér msn me adicione !

    obrigado !

    ResponderExcluir
  2. desculpe o atraso na resposta
    para passa-los para um lugar maior basta voce tornar o local onde elas estao desagradavel. No caso voce pode colocar o tubo no local da camera onde voce deixa a comida, deixe-o descoberto e o novo ninho coberto. Normalmente isso ja e o suficiente para que elas resolvam se mudar. Se o tubo ficar sem agua, elas tambem mudarao para um local mais umido!
    o tipo de formigario vai depender da especie e do seu gosto! existem muitas opcoes diferentes de formigarios; eu gosto muito dos de Ytong

    ResponderExcluir
  3. Hey, vamos ser parceiros?

    www.antsandanthills.mirmecolismo.com.br

    te vejo la.

    Felipe Alberto Lei

    ResponderExcluir
  4. Opa amigo
    nao consigo entrar no seu site!
    ve se voce realmente escreveu ele certo!
    abrass

    ResponderExcluir
  5. texto muito grande e sem imagens

    ResponderExcluir
  6. Quero saber de que alimento você quis dizer com:'Adicione por volta de 1/4 de comprimido multivitaminico e minerais (triturado)'.
    Valeu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso seria um polivitamínico, como por exemplo Centrum

      Excluir
  7. Como faço para encontar uma rainha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outubro e novembro sao meses de revoada quando chove as rainhas saem para o voo nupicial

      Excluir
  8. olá estou interessado em uma colonia com sua rainha e seus operarios,
    para montar uma fazenda,
    gostaria de saber quais da mais inofensiva vc teria e quanto sairia,
    lourivalfsf@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eai pessoal, vamos montar um grupo no whats pra quem cria formigas fica mais facil tirar duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edirlei Ferreira, tem um grupo no face: Formigários Brasil

      Excluir
  10. se eu colocar a
    rainha no tubo de ensaio como eu troco a agua que ja tinha ?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de começar a minha criação de formiga, alguém vende pequena colônia para iniciante? gostaria da Lasius niger. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Consigo comprar alguma colônia inicial? Para iniciar minha criação?

    ResponderExcluir
  13. E NECESSARIO DEIXAR ELAS QUIETAS POR ALGUNS DIAS OU VC POD OLHAR DE VEZ EM QUANDO??

    ResponderExcluir